<strong>REVISTA E-CURRICULUM: ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO ELETRÔNICO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO CONSTRUÍDO NA COLABORAÇÃO PEDAGÓGICA1</strong>

Autores

  • Nuria Pons Vilardell CAMAS Professor Adjunto do Departamento de Educação. Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

Periódicos científicos eletrônicos em educação – Leitura virtual – Acesso aberto - Disseminação da ciência - Narrativa curricular

Resumo

Este trabalho situou-se na linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, procura descrever e analisar o processo de contrução de uma revista digital em Educação e Currículo. A pesquisa estabelece amplo diálogo com diferentes autores que refletem a respeito da história das publicações científicas às digitais. A questão norteadora fora como produzir um periódico científico digital para o programa de pós-graduação Educação: Currículo, da PUCSP, com a intenção de disponibilizar trabalhos inéditos e em acesso aberto (open access) para a comunidade acadêmica e sociedade que interfiram na qualidade social da formação do educador? Segue o modelo de pesquisa ação participativa propiciou o engajamento necessário para ouvir os discursos de sujeitos que viveram o universo da construção do períodico, sendo possível confirmar que os suportes tecnológicos se constituem em espaços de elaboração e de criação de novos locais para a disseminação e divulgação de pesquisas, como espaços de socialização das aprendizagens.

Biografia do Autor

Nuria Pons Vilardell CAMAS, Professor Adjunto do Departamento de Educação. Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS). Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre (PUCSP) e Doutora em Educação (PUCSP), professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação com o uso de tecnologias digitais, blended learning e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de EAD e formação de professores no uso de mídias digitais.

Downloads

Edição

Seção

Memória e Documentos