ATITUDE INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO ONLINE DE GESTORES ESCOLARES SOB ENFOQUE DA COMPLEXIDADE

Ana Maria Di Grado Hessel, Ivani Catarina Arantes Fazenda

Resumo


Este artigo relata uma experiência de formação online de gestores escolares, na qual é valorizada a reflexão sobre suas trajetórias individuais e coletivas, bem como a construção significativa da ação gestora. Trata-se de uma pesquisa-ação-formação que investiga a atitude interdisciplinar de parceria do formador, que emerge na relação intersubjetiva entre o gestor formador e o gestor em formação, nas narrativas dos diários de bordo de um ambiente virtual. O objetivo é retratar a atitude interdisciplinar junto ao percurso reflexivo dos gestores, por meio da análise interpretativa do teor de suas narrativas, ancorada no referencial do pensamento complexo de Morin. A apreciação dos relatos de três gestoras em formação, revela a singularidade de suas percepções diante do desafio de mobilizar suas equipes escolares para uma ação coletiva. A atitude de parceria é um elemento valioso nos ambientes de formação online, porque pode desenvolver um papel de acompanhamento de cada trajetória de formação e contribuir no processo de reelaboração da prática vivida.

Palavras-chave


interdisciplinaridade - formação online - gestão escolar - complexidade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais