A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS PRODUZIDOS PELOS ÓRGÃOS NORMATIVOS E GESTORES DOS SISTEMAS ESCOLARES

Jair Militão Silva, Ecleide Cunico Flrlanetto

Resumo


Autores como Lenoir e Fazenda fornecem algumas pistas a respeito da presença da Interdisciplinaridade no Brasil, e nos instigam a continuar pesquisando. Este artigo está articulado ao projeto de pesquisa: Interdisciplinaridade: concepções e configurações no contexto educacional brasileiro. Assume-se como objetivo: situar a Interdisciplinaridade nos, Parâmetros Curriculares Nacionais procurando elucidar quais concepções de Interdisciplinaridade são enfatizadas. A pesquisa pautou-se na análise documental e a análise dos dados sugere que a Interdisciplinaridade assume um caráter relacional no contexto dos documentos. Ela é considerada capaz de promover relações entre áreas, disciplinas, conteúdos, professores, alunos e contextos culturais.

Palavras-chave


nterdisciplinaridade; parâmetros curriculares nacionais; contexto educacional

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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