<strong>FORMANDO PEDAGOGOS: UMA ARQUITETURA CURRICULAR DIFERENCIADA </strong>

Autores

  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Giffoni Luz de Brito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

formação, arquitetura curricular, pedagogia.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a construção da reforma curricular do curso de pedagogia de uma universidade comunitária na cidade de São Paulo, na perspectiva da avaliação processual e de contexto tendo como referência uma arquitetura curricular diferenciada. Essa reformulação foi elaborada coletivamente por alunos, professores e gestores da Faculdade de Educação. Este é um estudo qualitativo, descritivo e explicativo. A primeira fase caracterizou-se como sendo avaliação diagnóstica de curso utilizando-se de informações obtidas junto à Coordenadoria de Vestibulares e Concursos. Na segunda fase foi utilizada análise documental, entrevistas semi-estruturadas junto aos alunos atuais à época e aos egressos, e entrevistas coletivas junto aos docentes. Foram definidos os pressupostos norteadores do novo currículo que foi desenhado, os quais apontaram para a necessidade do saber plural, a relatividade histórica e situada do conhecimento, a aproximação entre teoria e prática e a adoção de propostas interdisciplinares. A construção da nova arquitetura curricular foi acompanhada por um processo contínuo de avaliação embasado na legitimação das opções tomadas em fóruns denominados sínteses devolutivas.

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela PUCSP Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação.

Regina Giffoni Luz de Brito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo pela PUCSP Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Edição

Seção

Artigos