CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO ONLINE EM UMA PERSPECTIVA FREIRIANA

Angélica Ramacciotti, Jaciara de Sá Carvalho, Julciane Rocha

Resumo


Este estudo visa provocar algumas reflexões, ainda que iniciais, a respeito de características importantes para uma formação online inspirada na pedagogia freiriana. Para tanto, optamos pelo desenvolvimento da pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica, incluindo nossas produções acadêmicas na área e algumas das produções de Paulo Freire. A análise nos levou a considerar como categoria central o diálogo. Assim, neste breve texto, apresentamos algumas considerações sobre o diálogo, segundo o olhar de Paulo Freire. E, partindo deste referencial, chegamos ao entendimento de que, para propor uma ação educativa nessa modalidade e perspectiva, seria preciso garantir como etapa principal do planejamento a Leitura do Mundo. Estabelecendo uma relação entre a perspectiva freiriana de Educação e as abordagens de Educação online, consideramos que o grande desafio seria direcionar esforços para que os educandos, educandas e educadores constituam uma comunidade virtual de aprendizagem.

Palavras-chave


EaD, diálogo freiriano; leitura do mundo; Paulo Freire; comunidade virtual de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais