<strong>PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO MULTICULTURAL</strong>

Autores

  • Luciana Santos Collier Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

curriculo multicultural, educação física escolar, cidadania, sociedade

Resumo

Um dos problemas que mais preocupa os estudiosos em educação é a elaboração da proposta curricular dos sistemas educacionais. Para pensar o currículo inevitavelmente nos remetemos a questões que envolvem a formação do cidadão que vai compor a sociedade. O contexto político hegemônico da atualidade tem influência preponderante sobre o currículo escolar que aborda valores como disciplina, obediência, persistência cooperação, tolerância, homogeneidade; visando à plenitude econômica e social. O currículo multicultural desenvolvido coletivamente nas escolas pretende exatamente combater esta hegemonia cultural e dar visibilidade aos sujeitos subalternizados pela imposição de um currículo que orienta o trabalho escolar. O presente trabalho vem a público para divulgar a prática do planejamento participativo com vistas a construir um currículo multicultural para a educação física escolar, que responda aos anseios da comunidade que frequenta a escola pública em nosso país. O planejamento participativo nas aulas de educação física escolar vem sendo praticado há seis anos no C.E. Maria Pereira das Neves em Charitas, Niterói/RJ com resultados já apresentados em alguns trabalhos científicos, inclusive em minha dissertação de mestrado.

Biografia do Autor

Luciana Santos Collier, Universidade Federal Fluminense

Licenciatura em Educação FísicaUFRJ Especialização em Psicomotricidade UCAM Especializaçãoem Educação Física Escolar UFF Mestrado em Educação, cultura e comunicação UERJ Professora Substituta do Instituto de Educação Física da UFF

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Publicado

2014-12-24

Edição

Seção

Artigos