A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPq

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, João Colares da Mota Neto, Salomão Antônio Mufarrej Haje

Resumo


O artigo analisa a presença de Paulo Freire nos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq tomando como base de estudo a descrição dos grupos que investigam sobre a Educação Freireana e suas linhas de investigação. As informações disponibilizadas oportunizam a configuração geral dos grupos, evidenciando a distribuição dos grupos por região, estado e universidade, o pertencimento à área de conhecimento, o número de pesquisadores e estudantes e a temática central de investigação. A análise das informações sobre os grupos revela a presença predominante de quatro eixos temáticos de investigação: estudos sobre a obra de Paulo Freire; a relação entre Filosofia e Educação e a formação crítico-interrogativa nos processos educativos; a influência de Paulo Freire na formação e nas práticas educacionais; e a presença de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino. Sobre o último eixo, identifica-se o interesse dos pesquisadores em investigar a concretude dos princípios freireanos na formulação e implementação de distintas políticas educacionais no Brasil, o que revela o compromisso político com a democratização da educação e da sociedade, uma articulação com movimentos sociais e instituições do poder público e da sociedade civil e um reposicionamento do papel da universidade, que assume a luta pela superação das assimetrias sociais.

Palavras-chave


Educação Freireana; Pesquisa; Educação Popular; Políticas Públicas; Práticas Educativas.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais