A CONSTRUÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE DIADEMA

Patricia Lima Dubeux Abensur

Resumo


Este estudo integra uma pesquisa nacional, sob a responsabilidade da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, que busca analisar a contribuição e a reinvenção do pensamento freireano nos Sistemas Públicos de Educação, no Brasil, a partir da década de 90. Para tanto, utilizando a abordagem qualitativa, realiza-se um estudo de caso, adotando as contribuições do trabalho etnográfico, para descrever e analisar o cotidiano de uma unidade escolar no Município de Diadema-SP, focalizando os processos envolvidos na organização do currículo escolar. A coleta, a análise e a apresentação dos dados estão organizados em quatro eixos temáticos, coincidentes com aqueles definidos na reorientação curricular no período da gestão Paulo Freire na Secretaria de Educação do Município de São Paulo (1989-1991). São eles: a construção coletiva, o respeito ao princípio da autonomia da escola, a valorização da unidade teoria-prática e a formação permanente dos profissionais de ensino. Na análise dos dados percebem-se os fundamentos da Pedagogia Freireana na construção coletiva no tocante à participação e ao diálogo em vários níveis, envolvendo diferentes sujeitos para a construção do currículo; na autonomia da escola, na medida em que elabora seus planos e projetos; na valorização da unidade teoria-prática, nos momentos em que ao possibilitar o pensar sobre a prática, cria a chance de compreendê-la, mudá-la, reorientá-la; e na formação permanente dos profissionais de ensino, que acontece em várias instâncias e com o objetivo de possibilitar ao professor a reflexão sobre sua prática.

Palavras-chave


pedagogia freireana; currículo; diadema; cátedra Paulo Freire

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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