CURRÍCULO, CONHECIMENTO E PODER: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA AS REFORMAS CURRICULARES E O TRABALHO DOCENTE

Valéria Moreira Rezende, Maria Vieira Silva, Úrsula Adelaide de Lelis

Resumo


Este texto tece algumas reflexões teóricas sobre as relações que podem se estabelecer entre currículo, conhecimento e poder na construção de hegemonias. Parte-se do pressuposto de que o currículo é uma práxis resultante dos embates que se travam por grupos/instituições nos campos social, cultural, econômico, político e educacional. Para tanto, coloca em pauta algumas teorizações e práticas sobre o currículo, e problematiza a sua construção e constituição no espaço social. Uma teoria de currículo pauta-se por discussões sobre qual conhecimento deve ser ensinado, como se ensina e se aprende, e quais as maneiras de relacionar-se no espaço educativo. Por isso, ele é sempre resultado de escolhas, seleções e diferenciamentos não aleatórios. Ele expressa um movimento de forças e interesses que gravitam sobre o sistema social e educativo, em um dado momento. Esse movimento é gerado através das disputas que se estabelecem na luta pelo poder de dirimir sobre o que é o que na sociedade. O ato de selecionar o que deve e o que não deve ser ensinado denota poder de quem opera essa seleção. A construção de hegemonias depende de um longo e sistemático processo de construção de significados, pelos sujeitos. No currículo é instaurado um conhecimento de caráter científico, objetivo e indiscutível, portanto legítimo, como se espelhasse a realidade e não uma visão de realidade. Ele é resultado das disputas pelo poder, apresentando modos de pensar e de produzir o mundo, construindo hegemonias. E esse é um movimento sociedade-escola-sociedade que repercute na produção do cotidiano humano.

Palavras-chave


currículo – conhecimento – poder – trabalho docente.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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