POSSIBILIDADES DE UMA METODOLOGIA ALQUIMISTA PARA PESQUISAR EM EDUCAÇÃO E EM CURRÍCULO

Lívia de Rezende Cardoso, Marlucy Alves Paraíso

Resumo


Objetivamos, neste artigo, discutir possibilidades de uma metodologia alquimista. Essa metodologia é aqui apresentada como uma pesquisa-experimentação porque com ela arriscamos por sabemos que nada está garantido e que não existe um livro de metodologia a ser seguido. Ensaiamos juntar e afastar, articular e dispersar, fazer colagens, hibridismos e bricolagens. Discorremos acerca dos encontros entre pedras filosofais e etnografia pós-moderna. Visitamos pergaminhos para recriar homúnculos sob inspiração da análise foucaultiana de discurso. Traçamos, por fim, caminhos percorridos por bruxas alquimistas ao experimentarem em suas cavernas, tais como currículos, salas de aula, materiais pedagógicos, recreios, idas a campo.

Palavras-chave


pesquisa em educação; etnografia pós-moderna; Michel Foucault

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais