<strong>O DESAFIO DOS PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO CAPITALISTA</strong>

Autores

  • Clarice Zientarski Universidade Federal de Santa Maria UNESCO
  • Daniele Rorato Sagrillo Universidade Federal de Santa Maia
  • Sueli Menezes Pereira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

gestão democrática, escola pública, capitalismo

Resumo

O artigo discute as possibilidades para a educação democrática na sociedade capitalista e nela, o papel dos professores como integrantes da comunidade escolar frente à gestão democrática da escola pública. Analisa se as dimensões de uma educação para a democracia se fazem presentes na escola, considerando os valores democráticos e a formação para a tomada de decisões em todos os níveis. Integra as investigações realizadas pelo Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional da(*) Fundamenta-se nas contraposições entre pensadores liberais, progressistas e marxistas que analisam esta temática. O estudo demonstra, nas investigações realizadas na Região A.M. Centro/RS, que a gestão democrática da escola pública está longe de ser uma realidade. Constata que a democracia, entendida como poder popular, não pode se efetivar na sociedade capitalista, por ser esta, na essência, incompatível com a democracia, considerando que o capitalismo limita o poder do povo.

Biografia do Autor

Clarice Zientarski, Universidade Federal de Santa Maria UNESCO

Doutoranda em Educação UFSM. TÉCNICA UNESCO/MEC

Daniele Rorato Sagrillo, Universidade Federal de Santa Maia

Doutoranda em Educação UFSM; professora da Rede Pública

Sueli Menezes Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Coordenadora da Linha de Pesquisas 2- UFSM; Coordenadora do grupo de Pesquisa GEPGE/UFSM

Downloads

Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos