A INFLUÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA EM EAD NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DE NÍVEL MÉDIO

Janara de Camargo Matos

Resumo


As mudanças sociais ocorrem em ritmo acelerado, sendo especialmente visíveis no espantoso avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC). A integração das tecnologias à educação já não é uma opção, elas já estão no mundo, invadindo nosso cotidiano, transformando todas as dimensões da vida social e econômica, e cabe ao campo da educação explorar as potencialidades pedagógicas da melhor maneira possível. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails e uma infinidade de aparatos da modernidade provocam reações variadas. Este trabalho teve como objetivo verificar a influência do curso de pós-graduação lato sensu “Formação de Orientadores da Aprendizagem para a Educação a Distância” nas práticas pedagógicas de professores do ensino técnico profissionalizante do Centro Paula Souza. Foram realizados o levantamento bibliográfico sobre o tema para embasar o referencial teórico, e a pesquisa de campo realizada na forma de um questionário aplicado ao público-alvo via on-line. Os resultados obtidos demonstraram que o curso influenciou positivamente as práticas pedagógicas. Ocorreu um aumento da utilização da tecnologia no cotidiano pedagógico dos professores entrevistados. Este aumento foi mais significativo em determinadas mídias e TIC, como podcast, blogs, wikis e redes sociais. O trabalho ainda discutiu, com base na literatura científica, alguns dos possíveis motivos relacionados à resistência quanto a utilização das TIC pelos professores, sendo claro que tais motivos formam um conjunto complexo de fatores inter-relacionados, o qual necessita do aprofundamento nas reflexões e discussões para um melhor entendimento do fenômeno.

Palavras-chave


tecnologia na educação; professores e tecnologia; ensino técnico; educação a distância

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais