<strong>AVALIAÇÃO E CARREIRA DOCENTE: INICIATIVAS DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE SÃO PAULO</strong>

Autores

  • Adriana Bauer Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Fundação Carlos Chagas
  • Sandra Zakia Lian Sousa Faculdade de Educação da USP e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Palavras-chave:

avaliação docente, políticas educacionais, desempenho docente

Resumo

Este artigo explora finalidades, procedimentos e uso de resultados de avaliação docente, tendo como referência aportes da literatura que trata do tema, e procede a um mapeamento de dispositivos legais inseridos na política educacional da rede do estado de São Paulo no que se refere ao ingresso e progressão na carreira do magistério. A partir de uma introdução que situa a temática no contexto das políticas educacionais em curso no Brasil, o texto se organiza em três partes. A primeira trata de sistematizar contribuições da literatura, a partir da identificação de vertentes possíveis de serem foco de avaliação docente. Esses subsídios orientam a análise de iniciativas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no que se refere ao ingresso e desenvolvimento na carreira dos professores que atuam na educação básica, objeto da segunda parte. A partir dessas considerações finaliza-se com indagações que suscitam a discussão da lógica da qualidade subjacente às avaliações docentes e das políticas de mérito.

Biografia do Autor

Adriana Bauer, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Fundação Carlos Chagas

Professora do EDM da FEUSP, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Avaliação da Universidade de São Paulo

Sandra Zakia Lian Sousa, Faculdade de Educação da USP e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Professora do mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo e professora colabora da Faculdade de Educação da USP

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Publicado

2013-04-30

Edição

Seção

Artigos