ANÁLISE CURRICULAR DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Helena Maria dos Santos Felício

Resumo


O presente trabalho objetiva analisar a implementação da Escola de Tempo Integral em Minas Gerais, identificando, no cotidiano escolar, os indicadores que apontam para a construção curricular na dimensão da Educação Integral a qual, para diversos autores, é aquela que tem por princípio basilar o acolhimento dos educandos em sua multidimensionalidade e, que se compromete com as necessidades do indivíduo para além do acúmulo informacional. A análise dos dados coletados nos permite apontar que a Escola de Tempo Integral requer mais do que a extensão do tempo de permanência do aluno em seu interior. É necessário considerar a necessidade de uma nova organização da escola que contemple a reorganização curricular, a reorientação do tempo e do espaço, o redimensionamento das práticas pedagógicas, a reestruturação das relações estabelecidas entre os sujeitos protagonistas da escola e o objeto de conhecimento, entre outras questões que emergem na construção do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Currículo - Escola de Tempo Integral - Cotidiano Escolar. ABSTRACT

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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