<strong>ÉTICA DA LIBERTAÇÃO: DAR O PEIXE E ENSINAR A PESCAR</strong>

Autores

  • Raul Ribas PUCSP e da São Paulo Business School.
  • Marta Solange Perin Ribas Ramar Emprenducar, empresa prestadora de serviços

Palavras-chave:

Políticas Públicas para Pobreza - Ética da Libertação - Economia Solidária - Programa de Formação de Empreendedores.

Resumo

Este artigo analisa a situação atual da pobreza no Brasil, sua tendência em função dos programas assistencialistas adotados pelo governo e a suficiência dos mesmos para a emancipação definitiva da população mais carente do país. Esta análise é fundamentada na obra Ética da Libertação de Enrique Dussel, com base na qual se discute a eficácia destes programas com relação à sua capacidade de alcançar as condições necessárias e suficientes para a ‘produção, reprodução e desenvolvimento da vida humana’, para esta população. Conclui que, muito embora estes programas sejam necessários no curto prazo, não serão suficientes para assegurar a emancipação pretendida no longo prazo, tanto do ponto de vista econômico, como o da Ética da Libertação. Para atingi-las, propõe a criação de um sistema de Empreendedorismo de Base Comunitária, que subsuma os programas atuais, desenvolvendo as ações necessárias para a criação de um modelo econômico fundamentado na gestão comunitária de recursos e, outro, na área educacional, com a aplicação de um programa para formação de empreendedores de base comunitária para dar suporte a esta iniciativa.

Biografia do Autor

Raul Ribas, PUCSP e da São Paulo Business School.

Doutorado em Educação: Currículo pela PUCSP. Professor da graduação, pós-graduação e MBA da Fundação Armando Álvares Penteado, da PUCSP e da São Paulo Business School.

Marta Solange Perin Ribas, Ramar Emprenducar, empresa prestadora de serviços

Sócia-Gerente da Ramar Emprenducar, empresa prestadora de serviços de treinamento e desenvolvimento profissional para executivos e capacitação para a pequena e média empresa.

Downloads

Publicado

2012-04-02

Edição

Seção

Artigos