SISTEMA DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES CONTINGENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS INTERATIVAS EM CURSOS A DISTÂNCIA

Priscila Barros David, José Aires de Castro-Filho

Resumo


Este artigo apresenta o Sistema de Análise de Interações Contingentes, como resultado de uma construção teórica envolvendo contribuições ao conceito de interação, provenientes de quatro ramos do conhecimento: a Educação a Distância, a Educação, a Psicologia e a Linguística. O sistema foi aplicado a dois fóruns de discussão com suporte na plataforma virtual SOLAR. O contexto da pesquisa foi uma disciplina de Português, ministrada na modalidade a distância, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. O estudo contou com a participação de 12 alunos matriculados na disciplina e seu tutor. As 75 mensagens dos dois fóruns com maior participação foram analisadas à luz das categorias que identificam a presença de interações com vistas ao aprendizado (interações contingentes). Os resultados demonstram a coerência interna do sistema e apontam algumas ações a serem adotadas por professores e estudantes, participantes de cursos a distância.

Palavras-chave


Interação - Diálogo - Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais