Padrões Tipológicos da Função Interpessoal Modalidade em Artigos Científi cos de Ciências Agrárias: Diferenças e Similitudes entre Português e Inglês

Tania Regina de Souza Romero, Norma Lírio de Leão Joseph

Resumo


Pautando-se pelo propósito de subsidiar o ensino de inglês para fins acadêmicos para pós-graduandos de ciências agrárias, as autoras identificam padrões tipológicos de modalidade entre o inglês e o português brasileiro, especificamente em artigos científicos de ciências agrárias. Os artigos são processados no software AntConc 3.2.1w para identificação de estruturas modalizadas. Em seguida, categoriza-se os itens foco para que, então, se contraste o uso e frequência em uma língua e outra. Os resultados mostram uma grande convergência de uso, o que indica a possibilidade de abordagens de ensino baseadas em familiaridade com o gênero. Concluindo, as autoras refletem sobre a contribuição da Linguística Sistêmico-Funcional ao ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto acadêmico.

Palavras-chave


modalidade; artigos científicos; ciências agrárias; português e inglês

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X