Mona Lisa: sentidos múltiplos de um sorriso enigmático

Autores

  • Érika de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i0.19337

Palavras-chave:

Mona Lisa, ethos discursivo, aforização, autoria

Resumo

Este texto resgata um pouco da história da famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, ou Gioconda, do século XVI, com objetivo de discorrer a respeito de alguns dos múltiplos sentidos (ou discursos) em torno de seu significado, tendo como suporte o respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, com base especialmente em conceitos desenvolvidos por D. Maingueneau. Como é característico da obra de arte, trata-se de efeitos de sentidos em aberto, o que não exclui a possibilidade de destacamentos, entre os quais se sobressai o “sorriso de Mona Lisa” como um dos principais traços da autoria de Leonardo Da Vinci e, simultaneamente, um traço propício à aforização. Assim, a obra de arte desvincula-se da autoria exclusiva de Da Vinci ao suscitar diversas releituras, as quais ajudam a compor um ethos discursivo em torno desta consagrada pintura e, ao mesmo tempo, fazem circular estereótipos distintos.

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Como Citar

Moraes, Érika de. (2013). Mona Lisa: sentidos múltiplos de um sorriso enigmático. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(3). https://doi.org/10.1590/delta.v29i0.19337