As múltiplas leituras da ‘metáfora’ em sala de aula: co-construção de cadeias inferenciais

Mara Sophia Zanotto

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa que tem como objetivo central investigar empiricamente as múltiplas leituras de metáforas em textos literários. A metodologia é a interpretativista e a técnica principal de pesquisa é o ‘Pensar Alto em Grupo’. Neste trabalho são discutidos os dados de um grupo de leitores lendo o poema ‘A Montanha Pulverizada’, de Drummond de Andrade. O foco da análise são as interpretações dos versos finais, que, devido às incongruências que apresentam, constituem enigmas para o leitor decifrar. A análise mostrou que o aparente caos e complexidade dos dados têm, de fato, uma organização em cadeias inferenciais co-construídas por processos metonímicos e metafóricos.

Palavras-chave


metáfora; metonímia; metodologia interpretativista; cadeia inferencial

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X