A PROSÓDIA COMO COMPONENTE DE FORMAÇÃO E DE ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO A AÇÕES NA FALA-EM-INTERAÇÃO: O CASO DE FORMULAÇÕES NO TRIBUNAL

Autores

  • Ana Cristina Ostermann Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Daniela Negraes P. Andrade Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Minéia Frezza Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Palavras-chave:

Análise da Conversa, Linguística Interacional, Prosódia, Formulações

Resumo

Este estudo investiga, por meio da Linguística Interacional e da Análise da Conversa, como o traço prosódico “tom” contribui para a produção e atribuição de sentido a ações realizadas através da prática da formulação no ambiente jurídico. Argumenta-se que as formulações analisadas variam em termos prosódicos conforme a ação desempenhada local e situadamente na interação: checar entendimentos e desafiar o/a interlocutor/a.


Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Ostermann, A. C., Andrade, D. N. P., & Frezza, M. (2016). A PROSÓDIA COMO COMPONENTE DE FORMAÇÃO E DE ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO A AÇÕES NA FALA-EM-INTERAÇÃO: O CASO DE FORMULAÇÕES NO TRIBUNAL. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/20030

Edição

Seção

Artigos