Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil

Autores

  • Pedro de Moraes Garcez UFRGS/CNPq
  • Lia Schulz UFRGS, UNILASALLE

Palavras-chave:

etnografia, pesquisa qualitativa interpretativa, Linguística Aplicada

Resumo

Este artigo discute a etnografia como escolha teórico-metodológica para a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. Com base em descrição narrativa e transcrição de episódio interacional flagrado em sala de aula de escola pública, propomos que a análise de dados de práticas de linguagem em articulação com trabalho de campo de natureza etnográfica potencializa o entendimento adequado de ações situadas. Argumentamos que a aproximação à perspectiva dos participantes sobre o que ocorre em dado momento e cenário interacionais precisos, associada a uma mirada estendida a outros momentos e cenários, evita conclusões precipitadas e estabelece conexões com estruturas sociais menos facilmente observáveis (por exemplo, um projeto político-pedagógico). Após qualificar o projeto de pesquisa em tela, sustentamos por que o trabalho etnográfico, ainda que oneroso, vale a pena, se criterioso e metodologicamente reflexivo. Por fim, destacamos a valorização desse olhar circunstanciado na pesquisa em esferas de atividade profissional cruciais para a cidadania.

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Como Citar

Garcez, P. de M., & Schulz, L. (2015). Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/22216

Edição

Seção

Artigos