Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?

Autores

  • Luiza Bueno Grupo Alter-AGE - Universidade São Francisco
  • Márcia Aparecida Amador Mascia Universidade São Francisco
  • Rafaela Scaransi Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Prova Brasil, Gêneros Textuais, Letramento, Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo visa refl etir sobre o tratamento dado aos textos na Prova Brasile as consequências que tal tratamento pode gerar no desenvolvimentodo letramento de alunos e professores. Para essa refl exão, partiu-se daanálise dos gêneros textuais usados no simulado da prova, divulgado pelogoverno federal, e tomaram-se os pressupostos teóricos do InteracionismoSociodiscursivo (ISD), na convergência com os estudos discursivos,para fundamentar a análise dos textos. O presente trabalho faz partedo desenvolvimento da pesquisa inserida no Projeto Observatório daEducação/ CAPES 2010 “A parceria universidade-escola: múltiplosolhares para o letramento-numeramento nos anos iniciais do ensinofundamental” e pode contribuir para uma melhor compreensão sobre aconcepção de texto e letramento presentes nos documentos prescritivose ofi ciais da avaliação externa Prova Brasil, que exercem infl uência noagir do professor do Ensino Fundamental I.

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Como Citar

Bueno, L., Mascia, M. A. A., & Scaransi, R. (2016). Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26767