MODOS DE APROPRIAÇÃO DO GÊNERO DEBATE REGRADO NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM APLICADA

Sandoval Nonato Gomes Santos

Resumo


Este estudo propõe descrever e analisar o processo de produção do gênero debate regrado, no contexto de práticas de ensino-aprendizagem de língua materna, em turmas de Ensino Médio de uma escola pública de Belém (PA). Trata-se de compreender os modos com que o gênero mencionado, instituído objeto de ensino, se disciplinariza, ou seja, o estatuto que adquire quando inscrito na ordem da disciplina escolar Língua Portuguesa. Para tanto, optamos por focalizar a atividade do aluno, mais especificamente os dispositivos pelos quais ele se inscreve no gênero ensinado, o que implica em considerar não apenas os modos com que se apropria do mesmo, mas suas percepções sobre a própria tarefa com que se acha envolvido.

Palavras-chave


debate regrado; ensino-aprendizagem do português; gênero

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X