O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e a educação

Autores

  • Luiz Antonio Gomes Senna Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000100003

Palavras-chave:

teoria da gramática, letramento, modelos explanatórios metafóricos

Resumo

O conceito de letramento construído em paralelo com uma discussão ampliada sobre a teoria da gramática e sua fenomenologia; adequação explanatória e condição de aprendizibilidade em sistemas metafóricos controlados pelas intenções comunicativas humanas; a permeabilidade entre diferentes sistemas textuais explicada em termos de prioridade dos modos do pensamento, envolvendo um conjunto de modelos mentais que comandam a estrutura da fala e da escrita. Este artigo analisa algumas determinações lógicas em favor de uma abordagem inter/multidisciplinar do letramento e gramáticas mentais.

Downloads

Publicado

2016-11-07

Como Citar

Senna, L. A. G. (2016). O conceito de letramento e a teoria da gramática: uma vinculação necessária para o diálogo entre as ciências da linguagem e a educação. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 23(1). https://doi.org/10.1590/S0102-44502007000100003

Edição

Seção

Artigos