PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Guiomar Albuquerque, Marcus Maia, Aniela França, Paulo Mattos, Giuseppe Pastura

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente entre crianças com problemas de aprendizagem. Os sujeitos com TDAH apresentam problemas de memória operacional, portanto, levantamos a hipótese de que o grupo com TDAH não apresentaria o mesmo desempenho em tarefas de leitura que o grupo controle. Realizamos cinco experimentos psicolinguísticos, utilizando metodologia online, com o objetivo de diferenciar o processamento da leitura do processamento metalinguístico e, desta forma, especificar a natureza da dificuldade dos portadores de TDAH. Ambos os grupos obtiveram índices de acertos similares, porém as latências foram significativamente maiores para o grupo de sujeitos com TDAH, demonstrando que eles têm a capacidade de chegar a um mesmo resultado, porém necessitam de mais tempo do que o grupo controle. Este resultado sugere que pode haver um problema de processamento da linguagem intrínseco ao TDAH.

Palavras-chave


TDAH; processamento linguístico; leitura; problema de linguagem

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DOI: https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.3779

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X