Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea

Autores

  • Branca Falabella Fabrício Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Identidade, Gênero, Discurso midiático, Análise Crítica do Discurso

Resumo

Vários estudos sobre a caracterização da identidade de gênero na mídia têm sinalizado que o eixo bipolar masculino–feminino vem orientando historicamente as narrativas identirárias, ao diferenciar homens e mulheres em razão de sua anátomo-fisiologia. Apontam ainda para o fortalecimento, na contemporaneidade, de discursos cientificistas explicativos do comportamento humano, alimentados pelos avanços tecnológicos e pelo mercado. Tendo em vista esse panorama, o propósito do presente estudo é, com base em um texto jornalístico inglês, mapear parte das crenças e da lógica que figuram no cenário midiático contemporâneo, analisando sua participação na construção do conceito de mulher e de feminilidade hegemônica. O referencial da Análise Crítica do Discurso é utilizado para abordar o processo de construção de posições imaginárias propostas para os interlocutores cujas vozes interagem no referido texto.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

Fabrício, B. F. (2018). Mulheres emocionalmente descontroladas: identidades generificadas na mídia contemporânea. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 20(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/37946

Edição

Seção

Artigos