Pontuação e formato gráfico do texto: aquisições paralelas

Iúta Lerche Vieira Rocha

Resumo


Este artigo enfoca um aspecto da aquisição de pontuação por crianças - o formato gráfico e organizacional do texto. Tentarei demonstrar como o domínio da pontuação ocorre simultaneamente a outros avanços textuais e como as crianças recorrem a esse conhecimento para pontuar o texto. Para tanto, analisei 115 narrativas produzidas por crianças de uma escola do Ceará na primeira, segunda e terceira séries; 29 entrevistas foram utilizadas como duas tarefas de revisão das narrativas supracitadas. Quanto aos dados de produção, apontei algumas correlações entre a pontuação e o formato externo e interno do texto, seu processo de evolução ao longo do desenvolvimento educacional do sujeito, bem como os padrões internos de estruturação gráfica que estavam presentes nas amostras ( em relação às tendências de pontuação, tamanho do texto, número e variedade de sinais utilizados). No que diz respeito às tarefas que envolvem revisão, comparei as alterações de pontuação realizadas pelos sujeitos em textos com e sem organização gráfica; a relação entre as concepções subjacentes das crianças e as justificativas apresentadas foi pesquisada.


Palavras-chave


pontuação, escrita, aquisição, revisão, narrativa, formato gráfico do texto

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X