Reflexões sobre práticas de letramento em contexto escolar de língua minoritária

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen FURB - Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

Letramento, Minorias Linguísticas, Educação, Imigração alemã

Resumo

Objetiva-se neste artigo refletir sobre as práticas de letramento em alemão, introduzidas em uma escola rural a partir da implementação de mudanças nas políticas linguísticas municipais, e sua interface com as práticas de letramento locais em uma comunidade bilíngue de imigração alemã. Os dados da pesquisa, gerados a partir de um estudo de cunho etnográfico e analisados à luz dos Novos Estudos do Letramento e do bi/multilinguismo de grupos de minorias linguísticas, sugerem que as professoras pertencentes ao grupo étnico-linguístico local esforçam-se por reconhecer a língua de herança das crianças e da comunidade, embora sofram pressão do currículo escolar, assentado, prioritariamente, no monolinguismo em português. Dentro de um cenário sociolinguístico complexo, as professoras necessitam tomar decisões pedagógicas sobre que práticas de letramento e em que língua valorizar na escola.

Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp e professora do Departamento de Letras e do Mestrado em Educação da FURB - Universidade Regional de Blumenau

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Fritzen, M. P. (2014). Reflexões sobre práticas de letramento em contexto escolar de língua minoritária. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/4991

Edição

Seção

Artigos