A autoavaliação de pessoas com gagueira em relação à expressão de atitudes

Autores

  • Leticia Correa Celeste Universidade de Brasília
  • Ariane Almeida
  • Vanessa de Oliveira Martins-Reis Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

autoavaliação diagnóstica, atitude, fala, gagueira.

Resumo

Introdução: Por meio de modificações suprassegmentais da fala, a expressão de atitudes é modulada e controlada voluntariamente pelos falantes. Sabe-se, porém, que distúrbios da comunicação, como a gagueira, podem interferir na expressão de atitudes. Objetivo: verificar de que forma os sujeitos com gagueira se autoavaliam na expressão de atitudes de certeza e dúvida. Material e Método: Seis indivíduos com e sem gagueira realizaram gravação de fala ao expressar atitudes de certeza e dúvida. Todos os participantes realizaram um teste perceptivo em dois momentos: imediatamente após a emissão e após ouvirem a própria fala gravada. Resultados: os indivíduos com gagueira, deste estudo, se autoavaliaram negativamente, principalmente durante a percepção com retorno, na expressão de certeza e dúvida, independentemente da presença de disfluências durante a emissão. Conclusão: como as pessoas com gagueira se autoavaliam negativamente mesmo na ausência de disfluência, tem-se um indicativo de que a terapia fonoaudiológica com pessoas com gagueira deve extrapolar a redução das disfluências e englobar aspectos suprassegmentais da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leticia Correa Celeste, Universidade de Brasília

Fonoaudióloga (CRFa 4357), especialista em Psicopedagogia pelo centro de gestão empreendedora FEAD, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Brasília.

Ariane Almeida

Fonoaudióloga Clínica, graduada pelo Centro de Gestão Empreendedora FEAD.

Vanessa de Oliveira Martins-Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudióloga, doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Professora adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Celeste, L. C., Almeida, A., & Martins-Reis, V. de O. (2014). A autoavaliação de pessoas com gagueira em relação à expressão de atitudes. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15153

Edição

Seção

Comunicações