Intervenção fonoaudiológica em um caso de toxoplasmose congênita

Autores

  • Camila de Castro Corrêa Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Maria Renata José Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Vanessa Luisa Destro Fidêncio Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Ana Paola Nicolielo Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Simone Aparecida Lopes-Herrera Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.
  • Luciana Paula Maximino Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Palavras-chave:

fonoaudiologia, toxoplasmose congênita, linguagem, evolução clínica, fonoterapia, condutas terapêuticas.

Resumo

INTRODUÇÃO: Os pontos de calcificação no cérebro e alterações nas vias de recepção provocadas pela toxoplasmose congênita implicam na necessidade de investigação do desempenho na linguagem e nas habilidades psicolinguísticas. OBJETIVO: descrever o processo de avaliação de Linguagem de uma criança com histórico de toxoplasmose congênita, assim como a proposta terapêutica e os resultados obtidos com a intervenção fonoaudiológica. APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO: O paciente V., gênero masculino, seis anos, cursando o ensino fundamental, foi submetido a 45 sessões de terapia fonoaudiológica, durante oito meses. Quanto à intervenção, foi utilizado o modelo psicolinguístico. Foram realizadas avaliações pré e pós-intervenção, utilizando testes para avaliar o nível fonológico, semântico, sintático e pragmático da linguagem. RESULTADOS: Em relação à fonologia constatou-se que o total de processos fonológicos na imitação pré-intervenção foi de 56 e pós de 44. Já na prova de nomeação, foram observados 50 processos pré e 48 pós. Nos achados psicolinguísticos foi evidenciada evolução nas habilidades auditivo-vocais pós-intervenção fonoaudiológica. COMENTÁRIOS FINAIS: Ressaltou-se a necessidade de uma avaliação abrangente da linguagem e das habilidades psicolinguísticas neste caso. De acordo com a proposta terapêutica utilizada, observou-se evolução nos níveis fonológico, semântico, sintático e pragmático da linguagem, porém estes ainda encontraram-se em defasagem quando relacionados à idade cronológica do paciente.

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Biografia do Autor

Camila de Castro Corrêa, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (Mestrado), área de concentração Processos e Distúrbios da Comunicação, Departamento de Fonoaudiologia

Maria Renata José, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (Mestrado), área de concentração Processos e Distúrbios da Comunicação, Departamento de Fonoaudiologia

Vanessa Luisa Destro Fidêncio, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (Mestrado), área de concentração Processos e Distúrbios da Comunicação, Departamento de Fonoaudiologia

Ana Paola Nicolielo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia (Doutorado), área de concentração Processos e Distúrbios da Comunicação, Departamento de Fonoaudiologia

Simone Aparecida Lopes-Herrera, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia

Luciana Paula Maximino, Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo - USP - Bauru (SP), Brasil.

Professora Associada (Livre Docente) do Departamento de Fonoaudiologia

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Publicado

2014-05-12

Como Citar

Corrêa, C. de C., José, M. R., Fidêncio, V. L. D., Nicolielo, A. P., Lopes-Herrera, S. A., & Maximino, L. P. (2014). Intervenção fonoaudiológica em um caso de toxoplasmose congênita. Distúrbios Da Comunicação, 26(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15909

Edição

Seção

Artigos