A percepção materna do sintoma de linguagem em três casos de risco ao desenvolvimento e a busca por intervenção precoce

Autores

  • Luciéle Dias Oliveira UFSM
  • Ana Paula Ramos de Souza UFSM

Palavras-chave:

Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Risco, Saúde da Criança.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção materna do sintoma de linguagem em três casos de risco ao desenvolvimento e sua relação com a busca por intervenção precoce. Método: Três sujeitos foram acompanhados em pesquisa longitudinal a partir da aplicação do protocolo Índices de Risco ao Desenvolvimento (IRDIs), do primeiro até os dezoito meses. Após o término da pesquisa do IRDIs, os três bebês foram avaliados novamente, um bebê aos 21 meses, e os outros dois aos 24 meses. Essa reavaliação constituiu-se de entrevista que buscou dados gerais da saúde dos sujeitos, com foco principal em questões de comunicação e linguagem. Buscou-se captar a observação de cada mãe acerca da presença ou não de distúrbio de linguagem em seu filho. Trabalhou-se com a análise da produção do sentido, a partir do diálogo estabelecido entre a pesquisadora e as mães. Resultados e Discussão: O acompanhamento longitudinal das mães e de seus filhos facilitou a sensibilização das mães em relação à escuta do sofrimento dos filhos e facilitou também o estabelecimento da demanda terapêutica em intervenção precoce em um dos casos e a abordagem terapêutica fonoaudiológica nos outros dois casos. Conclusão: A demanda por intervenção precoce ou por terapia fonoaudiológica ocorreu de modo singular em cada caso. A pesquisa sugere a necessidade de um acompanhamento longitudinal da constituição psíquica e do desenvolvimento da linguagem, para além de marcos motores e nutricionais, foco mais tradicional na política da saúde da criança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciéle Dias Oliveira, UFSM

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Paula Ramos de Souza, UFSM

Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria-RS; Pós-Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Dias Oliveira, L., & Ramos de Souza, A. P. (2014). A percepção materna do sintoma de linguagem em três casos de risco ao desenvolvimento e a busca por intervenção precoce. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16099

Edição

Seção

Artigos