Condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de comunicação suplementar e/ou alternativa segundo componentes da CIF

Autores

  • Nátali Romano Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Yu Shon Chun Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

fonoaudiologia, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, auxiliares de comunicação para pessoas com deficiência.

Resumo

Introdução: Esta pesquisa volta-se ao estudo das condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA), a partir da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) da Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo é a investigação de questões de linguagem, participação e desempenho/funcionalidade de crianças usuárias de CSA nas atividades linguístico-cognitivas por meio dos componentes da CIF. Material e Método: Trata-se de estudo longitudinal aprovado pelo CEP sob nº 728/2008, com três crianças não oralizadas, usuárias de CSA, em acompanhamento fonoaudiológico no CEPRE/FCM/UNICAMP. A coleta envolveu duas fontes: análise dos prontuários para caracterização dos perfis das crianças e registros em vídeo do acompanhamento fonoaudiológico, ambas utilizadas para classificação do desempenho linguístico-cognitivo segundo a CIF. Foram utilizados qualificadores da CIF apropriados para crianças e jovens, expressos numericamente. Resultados: Todos os sujeitos apresentaram mudanças nas condições linguístico-cognitivas, participação e desempenho/funcionalidade. Ao longo do tempo, verificou-se diminuição no grau de severidade ou na barreira que os problemas representavam para essas crianças. Conclusão: A utilização da CIF possibilitou análise das particularidades do desempenho/funcionalidade e participação das crianças em diferentes momentos, situações e contextos, mostrando que a funcionalidade de um indivíduo num domínio específico é resultante da interação entre condição de saúde e fatores contextuais.

 

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Biografia do Autor

Nátali Romano, Universidade Estadual de Campinas

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Regina Yu Shon Chun, Universidade Estadual de Campinas

Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia,  do Programa de Aprimoramento de Fonoaudiologia em Neurologia e do Mestrado Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Romano, N., & Chun, R. Y. S. (2014). Condições linguístico-cognitivas de crianças usuárias de comunicação suplementar e/ou alternativa segundo componentes da CIF. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16265

Edição

Seção

Artigos