A trajetória histórica dos estudos e pesquisas sobre a dislexia: a busca pela compreensão do fenômeno

Autores

  • Patricia de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Broglia Feitosa Lacerda Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p791-801

Palavras-chave:

Dislexia, Transtorno da Leitura, Educação Especial, Educação, Dificuldade de Desenvolvimento da Leitura, Avaliação Educacional

Resumo

O objetivo deste texto é apontar o desenvolvimento histórico do conceito de dislexia por meio de uma breve análise da trajetória dos estudos e pesquisas constituídos. Conforme é possível constatar, os estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita emergiram a partir de estudos da Neurologia, migrando para outros campos dentro da área médica, sem localizar a etiologia do fenômeno. Este fato pode ter contribuído para a proposição de teorias e hipóteses diferentes entre si, que não se confrontam e não se complementam, necessariamente, trazendo controvérsias e tensões ao campo. Finalizamos apontando a necessidade de estudos que avaliem fatores externos às crianças diagnosticadas como disléxicas, como a cultura na qual estão inseridas, suas vivências com a escrita, a metodologia de ensino aplicada, entre outros, a fim de se construir uma visão integral deste fenômeno da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdades São Luís de Jaboticabal -SP, e Curso Normal com Habilitação para o Magistério do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação Infantil. Atuou como professora de Ensino Fundamental e atualmente trabalha como professora de Educação Infantil. Também atua nos cursos de Especialização do Centro Universitário Central Paulista - UNICEP (Psicopedagogia e Neuropedagogia e Psicanálise) e do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS (Psicopedagogia).

Cristina Broglia Feitosa Lacerda, Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Oliveira, P. de, & Lacerda, C. B. F. (2018). A trajetória histórica dos estudos e pesquisas sobre a dislexia: a busca pela compreensão do fenômeno. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 791–801. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p791-801

Edição

Seção

Comunicações