A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de Graduação em fonoaudiologia da UFBA

Autores

  • Thais Menezes Correia Universidade Federal da Bahia
  • Mauricio Wiering Pinto Telles Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p679-687

Palavras-chave:

Capacitação de recursos humanos em saúde, Fonoaudiologia, Saúde Pública, Educação Superior, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Introdução: As leis e diretrizes educacionais brasileiras que buscam aproximar a formação profissional em saúde à realidade do Sistema Único de Saúde subsidiaram o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia na realização de uma reforma curricular em 2009, promovendo mudanças, dentre elas a ampliação de componentes obrigatórios de Saúde Coletiva. Objetivo: Analisar a visão dos estudantes do curso de Fonoaudiologia da UFBA sobre a formação em Saúde Coletiva durante a graduação. Método: Estudo de caso em que participaram 22 estudantes que cursaram as disciplinas do novo currículo. Foi aplicado questionário online, enviado para cada participante por correio eletrônico, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados obtidos foram tabulados e analisados segundo a técnica de análise temática de conteúdo Resultados: Os estudantes referem como desafios do currículo a desarticulação entre os campos da Fonoaudiologia e Saúde Coletiva; a desarticulação entre o curso e os serviços de saúde; mas também, a partir das experiências em atividades não obrigatórias, avaliam potencialidades em relação à mudança da compreensão e abordagem dos processos saúde-doença, que passam a incorporar dimensões dos serviços de saúde e da vida social. Conclusão: Para os estudantes, é preciso ampliar a articulação entre diversificados atores de instituições de ensino superior e saúde, refletir sobre metodologias ativas e espaços para práticas interdisciplinares na matriz curricular. Sugere-se que sejam construídos processos avaliativos permanentes do currículo, investigando também a visão de outros sujeitos envolvidos como docentes, gestores, profissionais do serviço e comunidade, no intuito de superar lógicas conservadoras de ensino- aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Menezes Correia, Universidade Federal da Bahia

Fonoaudióloga.Bacharel em Fonoaudiologia pela UFBA

Mauricio Wiering Pinto Telles, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde Comunitária Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.Docente do Departamento de Fonoaudiologia, Centro de Ciências da Saúde, UFRN.Bacharel em Fonoaudiologia UFBA.

Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Saúde Pública Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.Docente do Departamento de Fonoaudiologia, ICS/UFBA.Bacharel em Fonoaudiologia UNEB.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Correia, T. M., Telles, M. W. P., & Araújo, M. V. R. de. (2018). A formação em saúde coletiva na visão de estudantes de Graduação em fonoaudiologia da UFBA. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 679–687. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p679-687

Edição

Seção

Artigos