Principais patologias laríngeas em professores

Autores

  • Sther Soares Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p767-775

Palavras-chave:

Docentes, Voz, Doenças da laringe, Saúde do trabalhador, Prevenção de doenças

Resumo

Introdução: Os docentes estão expostos a diversos fatores de riscos ocupacionais, e acredita-se que qualidade vocal não está relacionada apenas com ausência de alteração, mas sim com bem-estar geral do indivíduo. Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento de problemas vocais nos professores como: o uso inadequado da voz, competição vocal, sobrecarga vocal, hábitos inadequados como exemplo (cigarro e álcool). Objetivo: O presente estudo teve como objetivo analisar as principais alterações vocais em professores e consistiu em uma pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo. Método: Realizou-se um levantamento da literatura nacional e internacional, publicada nos idiomas Inglês, Espanhol, Português  entre 2007 e 2017. Foram selecionados por meio das bases de dados  “Biblioteca Virtual em Saúde” (BVS) e “Scientific Electronic Library” (SciELO), utilizando-se os descritores, professores, patologias da voz, saúde vocal e prevenção. Resultados: Observou-se que as principais patologias encontradas foram os nódulos, pólipos, edema de Reinke, cisto e sulco vocal. A rouquidão é o principal sintoma descrito pelos docentes, mas é preciso se preocupar com os demais sintomas sendo eles: fadiga vocal, falhas na voz, falta de ar, ardência na garganta, esforço para falar. Conclusão: Verificou-se na literatura estudada a sugestão de adotar uma política pública de saúde com o objetivo de educar e conscientizar os docentes quanto a noções de higiene vocal, estratégias de comunicação, economia vocal e valorização da profissão, que são ferramentas necessárias para diminuir os índices elevados de docentes com algum tipo de alteração vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sther Soares Lopes da Silva

Pesquisa realizada no curso de Pós-Graduação em Voz, Faculdade Unyleya, Brasília,DF. Fonoaudióloga na Secretaria planejamento e gestão - SEPLAG-MG, Montes Claros.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Silva, S. S. L. da. (2018). Principais patologias laríngeas em professores. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 767–775. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p767-775

Edição

Seção

Artigos