Alterações da mastigação e deglutição secundárias à rinite alérgica e à asma em crianças e adolescentes – revisão integrativa

Autores

  • Maria Alice Carvalho Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.
  • Silvia Magalhães Simões Médica, Doutora e Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.
  • Paulo Ricardo Saquete Martins-Filho Universidade Federal de Sergipe.
  • Brenda Carla Lima Araujo Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduação em Ciências da Saúde-UFS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p261-269

Palavras-chave:

Asma, Rinite, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: A asma e a rinite alérgica têm sido consideradas manifestações de uma mesma síndrome, uma vez que apresentam bases epidemiológicas, genéticas e fisiopatológicas comuns. A interação entre a dificuldade na função de respiração, a asma e a rinite alérgica podem promover alterações no sistema estomatognático, como as funções de mastigação e a deglutição, além de modificações anatômicas e funcionais, no crescimento facial e somático. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da avaliação da mastigação e deglutição em crianças e adolescentes com rinite e asma. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, MedLine, PubMed e Scielo, sobre artigos que abordavam a deglutição e mastigação em crianças e adolescentes com asma e rinite no período de janeiro e fevereiro de 2017, e a pesquisa foi atualizada em junho de 2018. Resultados: Foram encontrados 2.537 artigos, mas apenas cinco apresentaram os critérios de elegibilidade. Discussão: Poucos estudos referentes ao tema foram encontrados. Dos cinco artigos selecionados, três inferiram não encontrar alterações e dois encontraram padrões alterados, relacionando com o fator de obstrução nasal. É necessário que mais pesquisas sejam realizadas sobre o tema. Conclusão: Não há evidências científicas que afirmem a presença de alterações de mastigação e deglutição decorrentes da asma e da rinite em crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alice Carvalho, Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Fonoaudióloga.

Silvia Magalhães Simões, Médica, Doutora e Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Médica, Doutora e Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão.

Paulo Ricardo Saquete Martins-Filho, Universidade Federal de Sergipe.

Pós-Graduação em Ciências da Saúde - UFS.

Laboratório de Patologia Investigativa.

Brenda Carla Lima Araujo, Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduação em Ciências da Saúde-UFS.

Professora Assistente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe. Doutoranda em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Carvalho, M. A., Simões, S. M., Martins-Filho, P. R. S., & Araujo, B. C. L. (2019). Alterações da mastigação e deglutição secundárias à rinite alérgica e à asma em crianças e adolescentes – revisão integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 261–269. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p261-269

Edição

Seção

Artigos