Percepção da qualidade de vida em crianças e adolescentes usuárias de próteses auditivas

Autores

  • Renata de Quadros Machado Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Laíza Pinheiro Chagas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Eduarda Pazini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Ângela Leusin Mattiazzi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Themis Maria Kessler Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Eliara Pinto Vieira Biaggio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p565-574

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Inquéritos e questionários, Deficiência auditiva

Resumo

Introdução: Com o avanço da tecnologia, os dispositivos eletrônicos relacionados com a reabilitação auditiva suprem de algum modo as necessidades dos usuários e melhoram a qualidade de vida e as habilidades comunicativas. Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS), por ser um tema subjetivo de difícil mensuração, requer a utilização de questionários para tal aferição. Objetivo: Analisar e comparar a percepção de qualidade de vida de crianças e adolescentes usuárias de próteses auditivas na sua visão e de seus familiares/responsáveis, correlacionando-as com as características audiológicas e escolares. Método: Estudo transversal, quantitativo e descritivo, com entrevista estruturada e questionário. Amostra constituída por 25 sujeitos (crianças e adolescentes), idade entre 08 a 18 anos incompletos, diagnosticados com deficiência auditiva bilateral neurossensorial. Os procedimentos utilizados: anamnese; verificação das próteses auditivas; atualização dos dados audiológicos e o questionário Pediatric Quality of Life InventoryTM (PedsQL) versão 4.0 – Português – Brasil, para análise da percepção da QVRS de crianças /adolescentes e seus familiares/responsáveis. Conclusão: Sujeitos com diagnóstico de deficiência auditiva neurossensorial apresentaram semelhante percepção de QVRS comparada às respostas de seus familiares/responsáveis. As variáveis analisadas no perfil de uso da prótese auditiva não mostraram relação na QVRS dos sujeitos surdos. O grupo dos adolescentes evidenciou uma autopercepção de QVRS inferior à percebida pela faixa etária pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata de Quadros Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Laíza Pinheiro Chagas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Eduarda Pazini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ângela Leusin Mattiazzi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonoaudióloga, Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Themis Maria Kessler, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Eliara Pinto Vieira Biaggio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Fonoaudióloga, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Machado, R. de Q., Chagas, L. P., Pazini, E., Mattiazzi, Ângela L., Kessler, T. M., & Biaggio, E. P. V. (2020). Percepção da qualidade de vida em crianças e adolescentes usuárias de próteses auditivas. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 565–574. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p565-574

Edição

Seção

Artigos