Análise comparativa das funções de deglutição e mastigação em crianças de 3 a 9 anos com autismo e com desenvolvimento típico

Autores

  • Amanda Francesquet Melchior Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-2656-7315
  • Elen Tamires da Silva Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Pâmela Lima de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamires Dias dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Geovana de Paula Bolzan Universidade Federal de Santa Maria
  • Raquel Coube de Carvalho Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p585-596

Palavras-chave:

Comportamento alimentar, Desenvolvimento infantil, Transtorno autístico

Resumo

Objetivo: Analisar aspectos do processo alimentar e comparar as funções de deglutição e mastigação em crianças de três a nove anos com autismo e com desenvolvimento típico. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo quanti - qualitativa, a partir de um estudo de casos múltiplos, com amostra de 10 crianças com idade entre três e nove anos, das quais cinco com diagnóstico de autismo e cinco em desenvolvimento típico. Utilizou-se neste estudo o Protocolo Perfil Sensorial - Questionário para os pais - 3 a 10 anos e análise da cena alimentar por duas juízas fonoaudiólogas através da adaptação do protocolo PAD-PED para avaliação da mastigação e deglutição. Resultados: Não foram encontradas alterações na deglutição e mastigação dos sujeitos com autismo quando comparados aos sujeitos com desenvolvimento típico, porém quatro sujeitos possuem dificuldade na cena alimentar e apresentaram alteração significativa no Perfil Sensorial nos sistemas relacionados ao processo alimentar. Conclusão: Não houve diferença nas funções orais em crianças com autismo em comparação com crianças com desenvolvimento típico. As diferenças encontradas entre os grupos se relacionaram ao processamento sensorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Francesquet Melchior, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga

Elen Tamires da Silva Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga.

Pâmela Lima de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Terapeuta Ocupacional, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS.

Tamires Dias dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS.

Geovana de Paula Bolzan, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS.

Raquel Coube de Carvalho Yamamoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana, Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, RN.

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria.

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porfessora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, RS.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Melchior, A. F., Marques, E. T. da S., Oliveira, P. L. de, Santos, T. D. dos, Bolzan, G. de P., Yamamoto, R. C. de C., & Souza, A. P. R. de. (2020). Análise comparativa das funções de deglutição e mastigação em crianças de 3 a 9 anos com autismo e com desenvolvimento típico. Distúrbios Da Comunicação, 31(4), 585–596. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i4p585-596

Edição

Seção

Artigos