A produção da cidade higiênica: cartografias da prática da pichação para pensar a experiência urbana e a gestão dos fluxos

Autores

  • Jeferson Camargo Taborda
  • Anita Guazzelli Bernardes

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado que traçou uma cartografia da prática do pixo e da pichação para pensar as relações entre a cidade e a governamentalidade. Para dar conta da dinâmica e da potência destas práticas, elas são articuladas com a noção de devir e de comportamento de matilha propostos por Deleuze e Guattari. A noção de poluição dura e poluição suave de Serres ajuda a pensar as relações agonísticas em jogo entre a publicidade e as práticas do pixo. A produção de uma cidade higiênica fornece pistas sobre a atuação dos dispositivos de segurança na gestão dos fluxos ao mesmo tempo em que nos faz repensar a experiência urbana contemporânea.

Palavras-chave: pichação, governamentalidade, cidade, subjetividade.

 

ABSTRACT:

This work is the result of a doctoral research that mapped out the practice of tagging to think about the relations between city and governmentality. To account for the dynamics and potency of these practices, they are articulated with the notion of becoming and rabble proposed by Deleuze and Guattari. The notion of hard pollution and soft pollution of Serres helps to think the agonistic relations at stake between advertising and tagging practices. The production of a hygienic city provides clues about how safety devices work in managing flows while rethinking the contemporary urban experience.

Keywords: tagging, governmentality, city, subjetivation.

 

TABORDA, Jeferson Camargo; BERNARDES, Anita Guazzelli (2018). A produção da cidade higiênica: cartografias da prática da pichação para pensar a experiência urbana e a gestão dos fluxos. Revista Ecopolítica, São Paulo, n. 20, jan-abr, pp. 37-58. 

Recebido em 17 de outubro de 2017. Confirmado para publicação em 11 de dezembro de 2017.


Downloads

Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Artigos