Percurso Histórico do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Autores

  • Lydia Rossana Nocchi Ziccardi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é relatar o processo de criação e legitimação do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Apresenta-se um breve histórico da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, considerando o contexto em que ela surgiu e se desenvolveu para, então, analisar-se o Curso de Matemática e o Departamento de Matemática da PUC-SP. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos históricos junto à PUC-SP e pautou-se em fontes documentais escritas, obtidas em arquivos institucionais, centros de documentação, bibliotecas, secretarias setoriais, etc. Esse curso, ao longo de seus anos de existência, diplomou considerável contingente de alunos e exerceu um papel importante tanto na formação de bacharéis como na de professores. Deu sustentação à criação do Programa de Pós-Graduação em Matemática e posteriormente em Educação Matemática, que atualmente oferece doutorado e mestrado acadêmico e profissional em Educação Matemática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lydia Rossana Nocchi Ziccardi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática (1974), Mestrado em Matemática (1979) e Doutorado em Educação Matemática (2009) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente é Professora Assistente Mestre do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Diretora do Campus Consolação da PUC-SP, que abriga a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, de 2009 a 2012; Vice Diretora Comunitária do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP de 2001 a 2009; Vice Diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP de 1997 a 2001 e Vice Diretora da Faculdade de Matemática, Física e Tecnologia da PUC-SP de 1996 a 1997. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática e Teoria dos Números e em Educação Matemática na linha de pesquisa História, Epistemologia e Didática da Matemática.

Downloads

Publicado

2014-06-20

Como Citar

Ziccardi, L. R. N. (2014). Percurso Histórico do Curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ensino Da Matemática Em Debate, 1(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/19794

Edição

Seção

Artigos