ALFABETIZAÇÃO MATEMATICA E AS DIFICULDADES DE COMPREENSÃO NO CAMPO ADITIVO

Milton Edson Borges da Silva, José Messildo Viana Nunes

Resumo


Este artigo tem o objetivo de analisar as resoluções de situações-problema do campo aditivo de alunos de 5o ano em uma escola de Ensino Fundamental do município de Curuçá no Estado do Pará. O instrumento de pesquisa foi uma sequência de atividades com foco nas Estruturas Aditivas, isto é o conjunto das situações que implicam nas operações de Adição e Subtração. A Teoria dos Campos Conceituais contribuiu para a formação continuada do docente e para aperfeiçoar cada vez mais as práticas pedagógicas e elaboração dos planejamentos diários tornando a execução das atividades no processo de Ensino e Aprendizagem mais significativa e prazerosa para os alunos. Por fim, a teoria dos Campos Conceituais Aditivos vai muito além de simples resolução das operações fundamentais


Palavras-chave


Campos Conceituais Aditivos; Estruturas Aditivas; Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ensino da Matemática em Debate. ISSN ISSN 2358-4122

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional