RESIGNIFICANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS COM ALUNOS “EM DIFICULDADE” DO ENSINO FUNDAMENTAL

NATÁLIA COELHO SOARES, SILVIA DIAS ALCÂNTARA MACHADO

Resumo


Este artigo apresenta a parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo
investigar se e como, um aluno do 8o ano do ensino fundamental, apresentando
dificuldades na resolução de atividades matemáticas envolvendo operações com os
números naturais, aprofunda seus conhecimentos, quando lhe é dada a oportunidade
do uso de tecnologias não usuais em sala de aula. Para a coleta de dados, foram
realizados cinco encontros com o aluno. Concluiu-se que a introdução das
tecnologias não usuais, como o ábaco e a calculadora com impressora possibilitaram
o aprofundamento e a consequente ressignificação das concepções desse aluno sobre
as operações dos números naturais.


Palavras-chave


operações com números naturais; aluno em dificuldade; 8o ano do Ensino Fundamental; ábaco; calculadora com impressora

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ensino da Matemática em Debate. ISSN ISSN 2358-4122

Indexadores:

    

  


Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional