EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

Autores

  • Miriam Ferrazza Heck Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Fundamental, EJA

Resumo

RESUMO

Neste artigo, apresentamos a análise de uma experiência docente proporcionada pelo Estágio Curricular em Ensino de Matemática II, durante o curso de graduação em licenciatura em Matemática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram dezesseis alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma turma de sétimo ano de uma escola pública estadual. O principal objetivo, foi ensinar os principais conceitos relacionados ao estudo de geometria plana, assim como, proporcionar aplicações destes conhecimentos no decorrer das 40 horas de práticas escolares. Neste sentido, acredita-se que este trabalho, pode servir como um recurso pedagógico aos profissionais envolvidos com a Educação Matemática, viabilizando possíveis contribuições para a prática educativa em diferentes contextos escolares.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miriam Ferrazza Heck, Universidade Luterana do Brasil- ULBRA

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática- ULBRA, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática- UNIFRA, Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática- UNIASSELVI e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática- URI/RS.

Referências

BARBOSA, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Geométrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de ensino para professores e formadores de professores. 2011. 65p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto) – Universidade Federal de Ouro Preto, Belo Horizonte, 2011.

BOVO, V. G. O uso do computador na educação de jovens e adultos. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p. 105-112, jul. 2001 – jul. 2002.

BRAGA, A. F. R.R. O uso integrado de recursos manipulativos digitais e não- digitais para o ensino- aprendizagem de Geometria. 2013. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (Ensino Médio) – Brasília, 2011. Disponível em: . Acesso em 10/02/2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Trabalhando com Educação de Jovens e Adultos: Alunos e Alunas de EJA. 2006.

CARVALHO, M. Estágios na Licenciatura em Matemática. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

COÊLHO, I.M. Repensando a Formação de Professores. NUANCES: estudos sobre educação- ano IX, v. 9, nº 9/10, jan./jun. e jul./dez.,2003.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

COSTA, A.P. Avaliação: como avaliar o aprender a (competências) e o aprender que (conteúdos)?. Coimbra: APF, 2004.

FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: representação e construção em Geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales et al., 24. ed. Atualizada. São Paulo: Cortez, 2001.

FONSECA, M. C. F. R. Educação Matemática de Jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. 1º Ed. Porto Alegre, Artmed, 2009.

GADOTTI, M. A gestão democrática na escola para jovens e adultos: Idéias para tornar a escola pública uma escola de EJA. In: ENCONTRO DE REFLEXÃO SOBRE A REESTRUTURAÇÃO E REORIENTAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -“UMA NOVA EJA PARA SÃO PAULO”. Anais do I Encontro de Reflexão Sobre a Reestruturação e Reorientação Curricular da Educação de Jovens e Adultos, 2003, São Paulo, 2010. Disponível em:< http://www. paulofreire. org>. Acesso em: 16 out 2015.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Blumenau, n. 4, p. 3-13, jan./jun. 1995.

MINAYO, C.S. Pesquisa Social Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: ed. Vozes, 1994.

PAIVA, V. P. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Edições Loyola, 1973.

SANTOS, C. A; NACARATO, A. M. Aprendizagem em Geometria na educação básica: A fotografia e a escrita em sala de aula. ed. Autêntica. Coleção: Tendências em Educação Matemática, 2014.

Downloads

Publicado

2018-03-19

Como Citar

Heck, M. F. (2018). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ENSINO DE GEOMETRIA PLANA. Ensino Da Matemática Em Debate, 4(2), 121–135. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/34965

Edição

Seção

Artigos