Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica

Autores

  • Carolina Oliveira Santana
  • Marcos Grilo Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17

Palavras-chave:

Paradigma do exercício, Geogebra, Ternas pitagóricas

Resumo

Neste relato propomos uma reflexão sobre os limites do método tradicional e os obstáculos do uso de software matemático no ensino de Matemática. Elaboramos um método de estudo de ternas pitagóricas, tópico da Teoria dos Números, que possui uma abordagem geométrica, através de triângulos retângulos, e uma abordagem computacional, por meio do software GeoGebra. Para avaliarmos nosso método, escolhemos uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Feira de Santana. Um grupo de controle foi definido para ser aplicado o método tradicional. Apesar de existirem estudos que apontam a importância da utilização de softwares para o ensino de matemática, verificamos que existem obstáculos, como a infraestrutura da escola e a falta de interesse dos alunos, que podem dificultar o uso de software educativos em sala de aula. Por outro lado, os resultados obtidos no grupo de controle revelaram aspectos funcionais do método tradicional e que suas limitações corroboram a necessidade do professor de Matemática utilizar outros métodos de ensino não tradicionais.

 

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Biografia do Autor

Marcos Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Área de Matemática - Departamento de Ciências Exatas

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Xxx (2017) – Referência ocultada para evitar identificação dos autores.

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Publicado

2019-04-27

Como Citar

Santana, C. O., & Grilo, M. (2019). Uma reflexão sobre a tradição da Matemática Escolar e o uso do GeoGebra no ensino de ternas pitagóricas na Educação Básica. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(1), 1–17. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v10i1p3-17

Edição

Seção

Artigos