A TRAJETORIA DOCUMENTAL: uma análise da historia da integração de recursos na prática do professor de matemática

Autores

  • Katiane de Moraes Rocha Institut français de l’éducation, École Normale Supérieure de Lyon – França
  • Luc Trouche Institut français de l’éducation, École Normale Supérieure de Lyon – França. https://orcid.org/0000-0001-5601-2930

Palavras-chave:

Recursos, Desenvolvimento Profissional, Trajetória documental, Trabalho coletivo

Resumo

A mudança tecnológica no cenário educacional acentua a importância e as potencialidades dos recursos no trabalho do professor. Nesse sentido, o professor cria, ao longo do tempo, uma história de produção de recursos que denotamos de trajetória documental. Neste artigo, buscamos discutir a seguinte questão: quais contribuições o trabalho coletivo pode causar para a trajetória documental do professor? Para isso nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Abordagem documental do didático. Nossa discussão é pautada na análise de dados referentes a uma professora francesa que leciona matemática no Ensino Fundamental. O trabalho dessa professora está sendo acompanhado de diversas maneiras: na produção de planejamentos, por maneiro de um diário de bordo, entrevistas e reuniões coletivas na escola. Esse acompanhamento está de acordo com os princípios da investigação reflexiva. Este trabalho está em andamento no quadro de uma tese de doutorado, todavia alguns resultados iniciais podem ser observados, dentre os quais destacamos dois: o primeiro é a forte influência do trabalho coletivo na produção de recursos de uma professora analisada; e o segundo é relativo à presença de um recurso Mise em train que condiciona a criação de vários outros recursos, sendo denotada assim um metarecurso.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ADLER, J. La Conceptualisation des ressources apports pour la formation des professeurs de Mathématiques. In: Gueudet, G., Trouche (Eds.). Ressources vives: Le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Paideia, 2010, p. 372; p. 23-39.

FLECK, L. Genèse et développement d’un fait scientifique. In Jas, N (trad.). Édition Originale 1934. Paris: Les belles lettres, 2005. 280 p.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gênesis, coletivos, comunidades. Tradução de Katiane de Moraes Rocha. EM TEIA: revista de educação matemática e tecnológica ibero-americana. Pernambuco: Recife, 2015. Título original: Du travail documentaire des enseignants: genèses, collectifs, communautés. 2008.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Ressources vives. Le travail documentaire des professeurs en mathématiques. In: Gueudet, G., Trouche. Rennes: Paideia, 2010. 372 p.

GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Teachers' Work with Resources: Documentational Geneses and Professional Geneses. In: GUEDET, G;

PEPIN, B.; TROUCHE, L. From Text to 'Lived' Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012. p. 23 – 41. (Mathematics Teacher Education). Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2015.

LAGRANGE, J.. Curriculum, classroom practices, and tool design in the learning of functions through technology-aided experimental approaches. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 10, n. 2, p. 143-189, 2005.

PEPIN, B.; GUEUDET, G.; TROUCHE, L. E-textbooks in/for Teaching and Learning Mathematics: A Potentially Transformative Educational Technology. In: ENGLISH, L. D.; KIRSCHNER, D. Handbook of International Research in Mathematics Education. 3. ed. New York: Routledge, 2015, p. 636-661.

PRIEUR, M. La conception codisciplinaire de métaressources comme appui à l’évolution des connaissances des professeurs de sciences. 2016. 471 f. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) Université Claude Bernard - Lyon (França).

PONTE, J. P. D. O professor de Matemática: Um balanço de dez anos de investigação. Quadrante, Lisboa, v.3, n.2, p. 79-114, Jul./dez. 1994.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

RABARDEL, P. Éléments pour une approche instrumentale en didactique des mathématiques. In: BAILLEUL, M. (Ed.). Actes de la Xème Ecole d’Été en Didactiques des Mathématiques, Houlgate. Caen: IUFM, 1999. p. 95; p. 202-213.

ROCHA, K. Uses of online resources and documentational trajectories: the case of Sésamath. In: International Congress on Mathematical Education, 13, 24-31 Julho 2016, Hamburg.

RUTHVEN, K. Constituer les outils et les supports numériques en ressources pour la classe. In: Gueudet, G., Trouche (Eds.). Ressources vives: Le travail documentaire des professeurs en mathématiques. Rennes: Paideia, 2010. p. 372; p. 183-190.

SABRA, H. Contribution à l’étude du travail documentaire des enseignants de mathématiques: les incidents comme révélateurs des rapports entre documentations individuelle et communautaire. 2011. 336 f. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) Université Claude Bernard - Lyon I, Lyon (França).

SABRA, H.; TROUCHE, L. Collective design of an online math textbook: when individual and collective documentation works meet. In: Proceedings of the seventh european conference on research on mathematics education. 2011, Poland: Rzeszów. Disponível em: http://www.cerme7.univ.rzeszow.pl/WG/15a/CERME7-WG15A-Paper04_Sabra.pdf. Acesso em: 10/10/2015.

UWAMARIYA, A.; MUKAMURERA, J. Le concept de « développement professionnel » en enseignement: approches théoriques. Revue des sciences de l'éducation, Montréal, v.31, n.1, 133-155, 2005. Disponível em: https://www.erudit.org/revue/rse/2005/v31/n1/. Acesso em: 11/07/2016.

Downloads

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Rocha, K. de M., & Trouche, L. (2019). A TRAJETORIA DOCUMENTAL: uma análise da historia da integração de recursos na prática do professor de matemática. Ensino Da Matemática Em Debate, 5(3), 321–341. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/40917

Edição

Seção

Artigos