Avaliação da proficiência de professores de matemática em equações literais: um estudo de caso comparativo com proposta de manual didático

Autores

  • Evando Santos Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0002-6302-2368
  • Manoel Pereira da Silva Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p1-49

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Equações literais, Intervenção didática, Avaliação, Modelo de Rasch.

Resumo

Equações Literais são expressões matemáticas que possuem, além da variável em questão, coeficientes representados de forma genérica por letras. Essas equações recebem destaque na busca por uma aprendizagem de matemática mais significativa, uma vez que podem ser utilizadas para modelar e interpretar inúmeros fenômenos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho, avaliou-se a proficiência de professores de matemática em equações literais a partir das respostas dadas por eles a questionários que discutiam aspectos da formação acadêmica, da prática docente e do conhecimento técnico sobre o assunto. Os dados coletados foram analisados via modelo de Rasch Dicotômico, antes e depois da disponibilização de um manual didático aos participantes da pesquisa, produzido para sanar possíveis dificuldades com o tema. Os resultados iniciais se mostraram bastante preocupantes uma vez que, para a grande maioria dos participantes, o modelo retornou que a habilidade desses profissionais era insuficiente para que respondessem positivamente aos itens sobre o conhecimento do conteúdo. Esse resultado foi relacionado com a formação inicial e o exercício docente. Por outro lado, verificou-se que após a capacitação com o manual didático, o nível de conhecimento desses indivíduos aumentou significativamente nos quesitos avaliados inicialmente, com consequente aumento das probabilidades de sucesso com o tema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evando Santos Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

E. S. Araújo é licenciado em Matematica pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre em Ciência dos Materiais (UNIVASF) e Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado na Universidade de Coimbra - PT. É Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco na área de conhecimento de Matemática Aplicada ao Ensino de Ciências. Atualmente pesquisa nas áreas ds Ensino de Matemática e de Materiais. É revisor de periódicos nacionais e internacionais em Matemática e em Materiais e está como docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (CPGCM) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da UNIVASF.

Manoel Pereira da Silva Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Manoel Pereira da Silva Filho é Licenciado em Matemática pela Universidade de Pernambuco -UPE e Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente está como secretário do Programa de Pós-graduação em Matemática da UNIVASF e  participa nesta instituição como membro ativo do Grupo de Pesquisas em Inovações para o Ensino de Matemática.

Referências

AZIZ, A. A., Insights into Engineering Education Learning Outcome’s Assessment with Rasch Model. Research Journal of Applied Sciences, Engineering and Technology, v. 6, n.19, 2013.

CALLINGHAM, R.; BOND, T. Research in mathematics education and Rasch measurement. Mathematic Education Research Journal, v. 18, n. 2, 2006.

FARIA, F. L.; FREITAS-REIS, I. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência e Educação, v. 22, n. 2, 2016.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. (Coleção Formação de Professores). 3.ed. rev. Campinas, Autores Associados. 2009.

FREITAG, B.; MOTA, V. R.; COSTA, W. F. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo, Cortez. 1997.

HAINES, C.; CROUCH, R. Recognizing constructs within mathematical modelling. Teaching Mathematics and its Applications, v. 20, n. 3, 2001.

LEÃO, A. S. G.; BISOGNIN, V. Construção do conceito de função no ensino fundamental por meio da metodologia de resolução de problemas. Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 10, 2009.

MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software Geogebra aliado à modelagem matemática. REnCiMa, v. 7, n. 5, 2016.

MELO, G. N. Formação inicial de professores para a educação básica: uma revisão radical. São Paulo, Perspectivas, v. 14, n. 1, 2000.

MILANI, W. N. A Resolução de problemas como ferramenta para a aprendizagem de progressões aritméticas e geométricas no ensino médio. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2011.

PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (org). Educação matemática: pesquisa em movimento. São Paulo, Cortez. 2004.

RASCH, G. Probabilistic models for some intelligence and attainment tests. Chicago, University of Chicago Press. 1980.

RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, 2012.

RYAN, J.; WILLIAMS, J. Mathsmaps for diagnostic assessment with pre-service teachers: stories of mathematical knowledge. Mathematics Education Research, v. 9, n. 1, 2007.

SANTOS, R.; LORETO, A. B.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. RenCiMa, v. 1, n. 1, 2010.

SANTOS, S. R. M.; COSTA, P. M. D. Sobre a didática e as didáticas específicas: o que está em questão na formação docente? Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 3, n. 2, 2013.

SHERWOOD, W. Real-Life Math: algebra. Portland-EUA, Walch Publishing. 1988.

SILVA, A. V.; COSTA,L. F. M. A resolução de problemas como metodologia de ensino da Matemática: o caso dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “São José Operário”. REVEMAT, v. 8, n. 2, 2013.

SOUZA, I. S.; FERREIRA, R. S. Algumas reflexões sobre a formação inicial do professor de matemática: vivências do estágio supervisionado. Ensino da Matemática em Debate, v. 5, n. 2, 2018.

VAN STIPHOUT, I.; DRIJVERS, P.; GRAVEMEIJER, K. The Development of Students’ Algebraic Proficiency.International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 8, n. 2-3, 2014.

WARWICK, J. Assessing the efficacy of a Student Expectations questionnaire. Teaching Mathematics and Its Applications, v. 31, n.2, 2012.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

Araújo, E. S., & da Silva Filho, M. P. (2019). Avaliação da proficiência de professores de matemática em equações literais: um estudo de caso comparativo com proposta de manual didático. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(2), 1–49. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p1-49

Edição

Seção

Artigos