APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA UTILIZANDO O GEOGEBRA

Autores

  • Lydia Rossana Nocchi Ziccardi PUC-SP
  • Cristiana Abud da Silva Fusco PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p112-126

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino Superior, Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, GeoGebra.

Resumo

No presente artigo apresentamos um estudo de caso, no âmbito de uma disciplina de matemática que é oferecida num curso superior de Engenharia. Relatamos uma aula realizada num laboratório de informática para aprofundar alguns conceitos relativos a Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, utilizando o software de matemática dinâmica GeoGebra. Tal atividade teve como objetivos verificar como os alunos reagiriam frente a uma nova estratégia de aula, diferente da estratégia usual e, além disso, se tal intervenção tornaria a aprendizagem do conteúdo abordado mais significativa. Realizamos um estudo teórico sobre a aprendizagem significativa de Ausubel (1968) e ampliamos a discussão apresentando duas estratégias de ensino consideradas por Ponte (2005): o ensino direto e o ensino-aprendizagem exploratório. Concluímos que a utilização do recurso tecnológico favoreceu a aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Lydia Rossana Nocchi Ziccardi, PUC-SP

Professora Doutora do Departamento de Matemática da PUC-SP.

Cristiana Abud da Silva Fusco, PUC-SP

Professora Doutora do Departamento de Matemática da PUC-SP

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

Ziccardi, L. R. N., & Fusco, C. A. da S. (2019). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA UTILIZANDO O GEOGEBRA. Ensino Da Matemática Em Debate, 6(2), 112–126. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i2p112-126

Edição

Seção

Artigos