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  • Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio

    2024-02-20

    Há algumas décadas tem se discutindo, tanto em âmbito nacional como internacional, uma matemática específica da ação do professor, diferente da que é praticada por outros profissionais como engenheiros, arquitetos, economistas e até os próprios matemáticos.

    A partir de estudos como de Shulman (1986), diferentes modelos para saberes de professores que ensinam matemática foram se configurando, dentre os quais podemos destacar alguns exemplos. Ball, Thames e Phelps (2008) tipificaram a especificidade do professor(a) de matemática por “conhecimento matemático para o ensino”. Adler e Davis (2006; 2011), baseados em uma abordagem sociológica, investigaram “como” se constitui a matemática específica para o ensino, produzida na e por meio da prática, e “que” princípios a legitimam. Davis e Renert (2014) propõem a matemática para o ensino como uma disposição participativa aprendida coletivamente, na qual uma compreensão “profunda” da matemática emergente da prática é vista como uma forma de subsidiar o(a) professor(a) no desenvolvimento de seu trabalho –trabalho este que não pode ser desenvolvido por um indivíduo isoladamente, mas somente de forma colaborativa.

    Diante deste cenário, convidamos a comunidade científica para publicizar o que vem sendo construído sobre a temática “Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio”.

    Nosso objetivo geral é apresentar matemáticas mobilizadas e produzidas por professoras e professores, bem como os referenciais teóricos que sustentam as investigações com esse foco na comunidade de pesquisa em educação matemática.

    Esta chamada está aberta a pesquisadoras e pesquisadores que desenvolvam investigações a respeito do tema e que tenham interesse em incentivar o confronto entre diferentes teorizações das matemáticas mobilizadas e produzidas por professoras e professores, destacando as especificidades de teorizações que utilizam, se for o caso, ou que tragam novas contribuições para o debate.

    A revista Educação Matemática Pesquisa O periódico Educação Matemática Pesquisa (EMP) é uma revista quadrimestral que, por meio de acesso livre e gratuito a seu conteúdo, proporciona um espaço global de divulgação da pesquisa científica na área. A EMP contribui para isso há muitos anos, tendo alcançado reconhecimento internacional por sua excelência. Os/as pesquisadores/as interessados/as em contribuir com publicação inédita neste número especial deverão preparar e enviar o texto segundo as regras da revista. Serão aceitos artigos com até três autores/as, sendo que pelo menos um/a dos/as autores/as do artigo DEVE TER O TÍTULO DE DOUTOR em educação matemática ou áreas afins. Os artigos a serem submetidos podem ser escritos em português, inglês, espanhol ou francês e devem estar de acordo com as normas e o template da revista. Lembramos que os artigos aprovados e escritos em português, espanhol e em francês devem ter obrigatoriamente sua versão em inglês para serem publicados. Os artigos científicos e ensaios teóricos submetidos para esta edição devem atender integralmente as normas da EMP previstas nas Diretrizes para Autores. Contudo, para esse número especial, não serão aceitos artigos do tipo revisão sistemática de literatura. Para mais informações: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about. Os artigos devem ser submetidos à seção “Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio” Prazos e processo de avaliação

    A participação nesta edição especial é aberta a pesquisadores/as da área e convidados.

    Uma ou mais revisões poderão ser necessárias, dependendo da avaliação dos/as pareceristas. O processo de avaliação será ad hoc, por membros do GT 7 – Formação de Professores que Ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), ou por convidados/as externos/as que tenham expertise na temática.

    Cronograma da Edição Especial:

    • 01/05/2024: data limite para submissão de artigos;
    • 20/05/2024 a 15/07/2024: avaliação pelos/as pareceristas;
    • 16/07/2024 a 30/08/2024: envio dos pareceres aos autores/as para os ajustes solicitados;
    • 01/09/2024: data limite para os/as autores/as retornarem a versão final em português e inglês dos artigos (artigos não enviados até essa data serão encaminhados para o fluxo contínuo da revista);
    • 02/09/2024 a 30/09/2024: entrega do artigo revisado e traduzido para o inglês;
    • 30/09/2024 a 30/10/2024: organização e editoração dos trabalhos aceitos.

    A publicação do número especial está prevista para novembro de 2024.

    Editores/as Convidados/as (coordenadores/as da pesquisa desenvolvida pelo GT 7): Profª. Drª. Flávia Cristina de Macêdo Santana (UEFS/coordenadora Adjunta do GT 7), Profª Drª Roberta D’Angela Menduni Bortoloti (UESB), Prof. Dr. Victor Augusto Giraldo (UFRJ).

    Normas de publicação

    Os artigos devem ser submetidos conforme as normas e o template  (cf. menu template e declaração dos/as autores/as no link: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2691) disponíveis no site da revista: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about

    Referências (para as referências, favor consultar as normas e o template da revista)

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  • Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar

    2023-12-23

    A revista Educação Matemática Pesquisa acabou de publicar seu último número do voume 25 sobre o número temático: Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar. Os diferentes artigos podem ser encontrado no link: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2832

    Saiba mais sobre Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar
  • Chamada de artigos para compor o número temático: Como elaborar um modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo?

    2023-11-24

    O ensino de cálculo vem sendo investigado há décadas diante do alto índice de evasão e reprovação em todo o mundo. Nesse sentido, a educação matemática, em especial, a didática da matemática, apresenta aspectos epistemológicos sobre o saber que possibilitam destacar e compreender diversos fenômenos no ensino. Um desses aspectos é o modelo epistemológico de referência (MER), um sistema de referência relativo e provisório sobre um objeto para o pesquisador, para análise de todo o sistema educativo. Mas, é crucial questionar: Como teorizar a elaboração do MER e de que forma devo utilizar esse MER?

    Este questionamento genérico pode ser desenvolvido retomando uma ou mais das seguintes perguntas, ou qualquer outra pergunta que os autores considerem relevante para o tema da chamada.

    • Quais ferramentas devem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos epistemológicos de referência?
    • Quais métodos devem ser adotados para a construção desses modelos?
    • Quais critérios devem ser utilizados para testar e avaliar o MER proposto?

    Esta chamada está aberta a qualquer estrutura teórica utilizada na didática e pretende promover a possibilidade de confrontar diferentes teorizações de conhecimento. Neste espírito e na medida do possível, os autores também são encorajados a destacar as especificidades das teorizações de conhecimento que utilizam, em comparação com outras teorizações. Por que você escolheu uma teorização em vez de outra? Existem pontos de convergência/divergência entre diferentes teorizações?

    Os autores também são convidados a dar substância ao seu desenvolvimento teórico, ilustrando-o com exemplos de sua escolha.

    1.2 A revista Educação Matemática Pesquisa

    O periódico Educação Matemática Pesquisa (EMP) é uma revista quadrimestral que, através de acesso livre e gratuito a seu conteúdo, busca apoiar e incentivar a democratização mundial do conhecimento. A EMP, cujo objetivo é proporcionar um espaço global de divulgação da pesquisa científica na área, há muitos anos vem contribuindo nesse sentido e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Revista de excelência na área educacional, dissemina temas contemporâneos divulgados em “chamada de trabalhos” e “agendas de pesquisa” nacionais e internacionais. Além disso, sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área. Os trabalhos enviados devem abordar tópicos importantes que direta ou indiretamente auxiliem os educadores matemáticos, que, a propósito, constituem uma comunidade aberta a discussões de natureza plural, interdisciplinar e multidisciplinar. Para mais informações:

    https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about

    1.3 Prazos e processo de avaliação

    A participação nesta edição especial é aberta a pesquisadores da área e convidados.

    O prazo final de envio de artigos é 15 de abril de 2024.

    O processo de avaliação será realizado por avaliadores ad hoc e ou convidados. Há duas modalidades de avaliação, quer a proposição de artigo seja enviada diretamente à revista, quer seja de um convidado pelos organizadores. No caso de artigos inseridos no site da revista, a avaliação é cega e por avaliadores ad hoc. No segundo caso, de um autor convidado, a avaliação do artigo é feita por alguns autores convidados, de acordo com um princípio de “identidade aberta.”

    O processo de avaliação visa, portanto, estabelecer um diálogo construtivo entre autores e avaliadores para refinar os textos e criar aberturas entre diferentes marcos teóricos sobre a questão do MER.

    Uma ou mais revisões poderão ser necessárias, dependendo das circunstâncias. Em qualquer caso, o aceite e/ou primeira avaliação deve ser comunicada aos autores até 30 de maio de 2024. O prazo final de devolução do artigo e revisado será 31 de junho de 2024.

    A edição é prevista para julho/agosto de 2024.

    1.4 Convidados/Avaliadores participantes do Projeto Universal

    Participants in the Universal/CNPq Project on the topic are among the guests/reviewers. They are: ICHEC: Pierre Job; UFMS: Sonia Burigato, Jose Luiz Magalhães, and Mustapha Rachid; PUC-SP: Sonia Igliori, Marcio Vieira de Almeida, and Ana Maria Velloso Nobre; USP: Vera Helena Giusti de Souza; UFSP: Rogério Ferreira da Fonseca and Fulvio Bianco Prevot; UFTPR (Londrina): André Luis Trevisan; ENSUP (Mali): Cheick Oumar Doumbia; UFPA: Saddo Ag Almouloud, José Carlos de Souza Pereira, and José Messildo Viana Nunes; UEFS: Jany Goulart; UFBA: Luiz Márcio Santos Farias and Anderson Souza Neves.

    1.5 Elaboração de normas

     Conforme as normas e o template da revista, os artigos devem ser escritos em inglês ou francês. Os artigos aceitos escritos em francês deverão, obrigatoriamente, apresentar, além da versão original revisada, uma versão traduzida ao inglês.

    As demais normas estão contidas no site da revista: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para compor o número temático: Como elaborar um modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo?
  • Migração da revista Educação Matemática pesquisa para OPJ 3

    2021-08-07

    Caros leitores e autores da revista Educação Matemática Pesquiva,

    Acabamos migrar para a OPJ 3. Podem eventualmente encontrar alguns problemas no acesso à revista, na submissão e/ou avaliação de artigos. Esses eventuais problemas logo serão resolvidos.

    Agradecemos pela compreensão
    Saddo Ag Almouloud e Ana Lucia Manrique (Gerentes da revista)

    Saiba mais sobre Migração da revista Educação Matemática pesquisa para OPJ 3