Uma Proposta de Curso de Serviço para a disciplina Matemática Financeira <br> A proposal of Service Course for Undergraduate Financial Mathematics discipline

Autores

  • MARCO AURÉLIO KISTEMANN UFJF
  • DEJAIR FRANCK BARROSO UFJF

Palavras-chave:

Educação Financeira, Produção de Significados, Curso de Serviço

Resumo

A presente pesquisa de cunho qualitativo investiga a produção de significados dos alunos do curso de Administração de uma Instituição Superior de Ensino de Minas Gerais na disciplina Matemática Financeira por meio de situações-problema de consumo na sociedade líquido-moderna. Inicialmente, foi desenvolvido um piloto explorando os objetos financeiro-econômicos utilizados nas transações, envolvendo financiamentos, spread bancário, estratagemas de marketing e o Código de Defesa do Consumidor. A análise de investigação é feita sob a luz do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Temos como objetivo, propor diretrizes para um curso de serviço, que reflita sobre a sociedade de consumidores líquido-moderna por meio do uso de imagens (charges, tirinhas e vídeos) e situações-problema de consumo, direcionado para o público dos cursos de Administração e Economia, que contemple os resultados de nossa investigação.


This qualitative research investigates the production of meanings of the students in the Management course in the Financial Mathematics subject in a Minas Gerais College, through problem situations of consumption in liquid modern society. Initially, we developed a pilot study that explores the objects used in the economic-financial transactions, that involves financing, banking spread, marketing ploys and the Consumer Protection Code. The analysis is under investigation in the light of the Model of Semantic Fields (MCS). We also aim to propose guidelines for a travel service that reflects on society liquid modern consumer through use of images (cartoons, comic strips and video) and consumer problem situations, directed to the audience of Business Administration courses and Economics, which includes the results of our investigation.

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Biografia do Autor

MARCO AURÉLIO KISTEMANN, UFJF

Departamento de Matemática, professor adjunto do Mestrado profissional em Educação Matemática

DEJAIR FRANCK BARROSO, UFJF

Professor da Rede Pública e ensino superior

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Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigos