Viajar é preciso: a noção de circulação a partir da trajetória de uma educadora matemática<br>Traveling is necessary: the notion of circulation based on the trajectory of a mathematics educator

Autores

  • Rafaela Silva Rabelo Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Circulação, História conectada, Formação de professores, Trajetória docente

Resumo

O presente artigo aborda a noção de circulação de ideias e modelos pedagógicos por meio da trajetória de uma educadora matemática. Para tanto, as fontes utilizadas foram quatro entrevistas cedidas pela professora Zaíra Varizo. O aporte teórico-metodológico foi constituído por autores como Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Serge Gruzinski, no que se refere a questões como apropriação, representação, relação global e local, história conectada, entre outros elementos que remetem à noção de circulação. Desta forma, foi possível realizar um exercício de reflexão, em um movimento que parte do específico para o geral, o que permite ver diferentes escalas da história. Tal movimento possibilita perceber que a circulação de ideias e modelos pedagógicos ocorre de forma heterogênea em termos territoriais e temporais, além de estar sujeita a diferentes apropriações e representações, determinadas tanto pelas formas de circulação quanto pelos grupos de origem e recepção.

 

Abstract

The following paper focus on the notion of circulation of ideas and pedagogical models, having as a guide line the trajectory of a mathematics educator. The sources adopted were four interviews with Professor Zaíra Varizo. Authors such as Roger Chartier, Pierre Bourdieu and Serge Gruzinski composed the theoretical-methodological background related to concepts as appropriation, representation, global and local, connected histories and other elements that lead to the notion of circulation. This way, it was possible to perform a reflexive exercise, in a movement from the specific to the general, what permits to see different scales in history. Such movement enables to notice circulation of ideas and pedagogical models occurs in a heterogeneous way concerning to time and territory. Besides, it is object of different appropriations and representations, determined both by the ways of circulation and groups of origin and reception.

 

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Biografia do Autor

Rafaela Silva Rabelo, Faculdade de Educação/Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação, linha de concentração História da Educação e Historiografia (FE-USP). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) e do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). E-mail: rafaelasilvarabelo@hotmail.com


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Publicado

2014-05-03

Edição

Seção

Artigos