Viajar é preciso: a noção de circulação a partir da trajetória de uma educadora matemática
Traveling is necessary: the notion of circulation based on the trajectory of a mathematics educator

Rafaela Silva Rabelo

Resumo


O presente artigo aborda a noção de circulação de ideias e modelos pedagógicos por meio da trajetória de uma educadora matemática. Para tanto, as fontes utilizadas foram quatro entrevistas cedidas pela professora Zaíra Varizo. O aporte teórico-metodológico foi constituído por autores como Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Serge Gruzinski, no que se refere a questões como apropriação, representação, relação global e local, história conectada, entre outros elementos que remetem à noção de circulação. Desta forma, foi possível realizar um exercício de reflexão, em um movimento que parte do específico para o geral, o que permite ver diferentes escalas da história. Tal movimento possibilita perceber que a circulação de ideias e modelos pedagógicos ocorre de forma heterogênea em termos territoriais e temporais, além de estar sujeita a diferentes apropriações e representações, determinadas tanto pelas formas de circulação quanto pelos grupos de origem e recepção.

 

Abstract

The following paper focus on the notion of circulation of ideas and pedagogical models, having as a guide line the trajectory of a mathematics educator. The sources adopted were four interviews with Professor Zaíra Varizo. Authors such as Roger Chartier, Pierre Bourdieu and Serge Gruzinski composed the theoretical-methodological background related to concepts as appropriation, representation, global and local, connected histories and other elements that lead to the notion of circulation. This way, it was possible to perform a reflexive exercise, in a movement from the specific to the general, what permits to see different scales in history. Such movement enables to notice circulation of ideas and pedagogical models occurs in a heterogeneous way concerning to time and territory. Besides, it is object of different appropriations and representations, determined both by the ways of circulation and groups of origin and reception.

 


Palavras-chave


Circulação; História conectada; Formação de professores; Trajetória docente

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional de ideias. Enfoques: Revista eletrônica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 01, p. IV – XV, 2002.

CHAMON, Carla Simone; FARIA FILHO, Luciano Mendes. A educação como problema, a América como destino: a experiência de Maria Guilhermina. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio; GONDRA, José Gonçalves (orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2007.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP/Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CIVARDI, Jaqueline Araújo; RABELO, Rafaela Silva. Zaíra Varizo. In: VALENTE, Wagner Rodrigues (org.). Educadoras Matemáticas: memórias, docência e profissão. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

CURY, Fernando Guedes. Uma narrativa sobre a formação de professores de matemática em Goiás. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001a.

GRUZINSKI, Serge. Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories. Topoi, Rio de Janeiro, p. 175-195, mar., 2001a.

RABELO, Rafaela Silva. “Quando fui professor de matemática no Lyceu de Goiânia...”: um estudo sobre a prática docente imersa nas permanências e mutações da cultura escolar na década de 1960. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Fernando Guedes Cury. Goiânia: fev. 2006. In: CURY, Fernando Guedes. Uma narrativa sobre a formação de professores de matemática em Goiás. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 28 out. 2009a.

VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 30 out. 2009b.

VARIZO, Zaíra da Cunha Melo. Entrevista concedida a Jaqueline Araújo Civardi e Rafaela Silva Rabelo. Goiânia: 18 fev. 2011.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA